António Vilela: provavelmente o melhor mestre de artes gráficas de Portugal

Acreditem todos os que são mesquinhos e existem por aí: não é por tentarmos varrer para debaixo do tapete da memória, que alguém deixa de existir. É que as suas “obras valerosas o vão da morte libertando”. 

É o caso de António Pereira Vilela. Ele disse-nos adeus há uns dez dias mas deixou aos bracarenses e aos amantes das artes gráficas duas obras primas: Cartilha de Artes Gráficas. Apontamentos Histórico-técnicos e teórico-práticos de todas as Indústrias Gráficas dos séculos XV a XX. (Editora Pax, Braga, 1978) e o Prontuário Gráfico (Editora Pax. Braga, 1976), “eventualmente o melhor prontuário deste género publicado em português, incluindo todo a terminologia da composição manual com tipos de metal, mas também a extensa terminologia referente à linotipia”.

Quem afirma isto acerca do autor de O Livro e Suas Técnicas, com a 1.a edição feita em 1992, é o site www.tipografos.net, um dos mais importantes do mundo lusófono sobre a arte secular da tipografia.

Topónimos bracarenses” — em versão revista e aumentada — deve ter sido a última obra de António Vilela que nos apresentou um retrato completo e minucioso das artérias do concelho de Braga, em 2007.

Os últimos sete anos foram muito difíceis para este Mestre das artes gráficas, com quem convivemos, durante uma década em que foi o chefe da tipografia da Editora Correio do Minho, para onde veio, com a integração de vários trabalhadores da Livraria Pax, celebrizada por outro grande bracarense, José Moreira.

O seu último livro é o resultado de um trabalho paciente acolhido com o merecido carinho por aqueles que esperam encontrar a informação desejada sobre cada nome da rua da cidade de Braga

Ao longo de 200 páginas, aquele livro de bolso assumiu-se como um instrumento de grande utilidade para aqueles que residem e circulam nas ruas de Braga num tempo em que todos os dias surgem novas vias em direcção a um futuro de determinado espaço geográfico, recusando ser obra daquele que pôs nela o seu trabalho mas antes um “trabalho de gerações”. Era um Mestre humilde… como são todos os grandes mestres, sem colocar de parte a exigência do rigor.

Com alguns dos seus livros já esgotados — a precisarem de apoio mecenático para a sua reedição — António Vilela, mestre das artes gráficas da antiga Livraria Pax e da Editora Correio do Minho, dedicou toda a sua vida a duas paixões: as artes gráficas e o futebol.

Editou o primeiro livro, em 1976, “Prontuário Gráfico”. Dois anos depois lançou a “Cartilha gráfica”, também esgotada, seguindo-se um livro sobre “Offset”, em Agosto de 1984. 

No ano de 1992, António Vilela escreve “O livro e as suas técnicas”, obra que também esgotou, e seis anos depois edita “Prontuário de Artes Gráficas”. Antes da primeira edição de “Topónimos bracarenses”, surge nas livrarias em 2004 o livro “Artes gráficas”.

Desde os oito anos, António Vilela dedicou-se ao trabalho das artes gráficas, o que lhe conferiu uma bagagem técnica única alicerçada na sedimentação de conhecimentos que não quis guardar apenas para si. Quis, desejou partilhar o seu saber e essa é a melhor herança que nos deixa.

Este esforço diferente de António Vilela é tanto mais de elevar quanto é verdade que escasseiam os livros destinados aos profissionais de artes gráficas, sem perder de vista a evolução vertiginosa que o sector tem sentido nos últimos anos, com a introdução das novas tecnologias que ele acompanhou como mestre que verdadeiramente é.

Depois de ter sido mestre na Oficina de S. José e chefe das oficinas da Livraria Pax, António Vilela nunca desperdiçou esta disponibilidade em ajudar os outros a evoluir e a enriquecer-se,

António Vilela foi um bracarense humilde na sua paciência, competente e um grande profissional das artes gráficas de Braga, ao serviço do jornal Correio do Minho. 

Vilela_António

Sobre a sua outra paixão – o futebol – outros podem escrever melhor que nós. Mas uma coisa é certa, entregou a sua vida ao serviço da comunidade, nas artes, nas letras e no desporto, mostrando a todos nós que estes sonhos são compatíveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s