Esposende: Belinho evocou memória do P.e José Miguel Pereira

A Igreja de Belinho foi pequena para acolher todos quantos quiseram participar Domingo na homenagem — traduzida em livro com o título “Sorriste-me…”— ao conterrâneo e padre José Miguel Pereira, pároco de Apúlia e de Rio Tinto, depois de ter sido director do jornal Diário do Minho.

Depois de uma primeira sessão que encheu o salão paroquial de Apúlia, oito dias antes, os amigos proporcionaram uma bela jornada junto daqueles que o viram nascer, crescer, estudar e sentiram a sua falta de modo tão prematuro, no dia 20 de Janeiro do ano passado.

Depois de um breve resumo da vida e obra deste filho ilustre da terra, feito por José da Costa Amorim, com animação pelo grupo coral de Belinho, seguiu-se uma sessão de autógrafos por Luísa Queiroga, coordenadora deste livro com “frases sentidas que fazem e farão para sempre memória da vida do padre José Miguel”. O Pároco de Belinho e Forjães, Padre José Manuel Ledo, agradeceu a presença de tantos paroquianos e aos promotores do livro, tendo destacado também algumas das qualidades do homenageado.

O título do livro foi inspirado numa frase proferida nos Encontro de Preparação para o Matrimónio, quando se dirigiu aos noives e disse: “sorriste-me. Agora, atura-me”.

Ao longo de 190 páginas do livro coordenado por Maria Luísa Queiroga, podemos encontrar depoimentos de amigos, companheiros, familiares, agentes da pastoral bem como textos publicados pelo padre José Miguel Pereira, enquanto director do Diário do Minho (2005-2010).

A o resultado da venda publicação suportada financeiramente por empresários e empresas de Esposende, reverte a favor de duas IPSS, uma da Apúlia (ASCRA) e outra de Belinho (Centro Social).

D. Jorge Ortiga, no prefácio, sublinha que o “Padre José Miguel foi um sacerdote que procurou viver o seu ministério a partir da amizade que mantinha com o Arcebispo. Senti-o variadíssimas vezes e não posso deixar de o testemunhar”.

Assim sendo, a “sua partida imprevista e surpreendente deixa um vazio que a saudade não pode preencher” e “a nossa amizade não ficará em pensamentos e recordações vazias de significado”.

As páginas deste livro “registam e fazem memória da vida do padre José Miguel, que era um homem culto aos olhos dos homens e de Deus, que um dia ouviu a sua voz e se deixou seduzir, sendo um verdadeiro discípulo de Jesus”.

O livro inclui dezenas de fotos a cores que marcam os principais momento da sua vida familiar, as suas raízes em Belinho, a “minha bela terra”, a sua paixão pelo futebol, como brilhante guarda-redes, a vida sacerdotal e paroquial, e a sua actividade como jornalista e director do jornal Diário do Minho.

Depoimentos vários enriquecem o livro, escritos por amigos seus, entre eles, os Padre José Paulo Abreu, João Aguiar Campos, Cândido Sá, António da Silva Lima, Rui Jorge Neiva, Victor Rodrigo, bem como de jornalistas como Damião Pereira e Costa Guimarães.

Da família brotam alguns textos com maior emoção, o mesmo acontecendo com as memórias partilhadas por amigos, catequistas, jovens das duas paróquias e membros de movimentos pastorais.

A fechar o livro, somos brindados com trinta textos publicados pelo padre José Miguel Pereira no jornal que ele dirigiu, o Diário do Minho, na primeira década do século XXI. É a cereja no topo de um bolo que evoca a imprevisão da morte do padre do sorriso, do amigo, do campeão da alegria e da disponibilidade e do campeão que um dia foi “comprar uma canoa” e nunca mais regressou. Continua à nossa espera, inspirando-nos a ser campeões da amizade, ou não fosse ele “um poço da alegria e da bondade que nos encantava”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s